Usina de Açucar e Etanol - Coprodia

Seja bem-vindo ao portal Coprodia


MEIO AMBIENTE

A COPRODIA realiza várias ações visando o equilíbrio entre as atividades produtivas e o meio ambiente, cabendo destacar:

 

ÁGUA
O sistema industrial busca minimizar o uso de recursos naturais onde processos que utilizam água são operados em circuito fechado, onde a água é reciclada, reutilizada e a captação se dá apenas para reposição de perdas.
Realiza monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas nas áreas que recebem influência das atividades do processo de produção de açúcar e etanol.

 

FERTILIZANTES
Os sub produtos gerados no processo de transformação de cana-de-açúcar em açúcar e etanol, torta de filtro e cinzas de caldeira, são utilizadas na fertilização das áreas de cultivo de cana, com isso se reduz o consumo de fertilizantes químicos minimizando impactos ao meio ambiente.

 

VINHAÇA
A vinhaça é um subproduto do processo de produção de etanol, rico principalmente em potássio. Toda vinhaça produzida pela COPRODIA é utiliza no sistema de fertirrigação, que permite reduzir o consumo de fertilizantes químicos.

 

AGROTÓXICOS
A COPRODIA realiza o armazenamento temporário das embalagens de agrotóxicos em local adequado e posteriormente envia para a Central de Recebimento instalada no Município de Campo Novo do Parecis, para que seja dado a destinação adequada as estas embalagens de agrotóxicos.

 

AR
Para contribuir com a melhoria da qualidade do ar a empresa tomou algumas medidas:

Adequação dos sistemas de controle de poluição, constituídos por lavadores de gases que garantem redução significativa da emissão de poluentes pelas caldeiras e monitoramento anual das emissões de gases, o que permite melhor gerenciamento das atividades produtivas.

 

Colheita de Cana Crua Mecanizada
Atualmente a empresa realiza a colheita de cana-de-açúcar no sistema mecanizado de cana crua em mais de 98% de toda área cultivada. Este sistema mantém no solo em média 12 toneladas de palha/hectare, aumentando o teor de matéria orgânica, melhorando as propriedades físico químicas do solo. Além disso, diminui os impactos ambientais outrora causados com a prática da queima dos canaviais.

 

COLETA SELETIVA
É realizada a coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos gerados no processo de produção de açúcar e etanol.

 

RESÍDUOS DE PETRÓLEO
O setor de Manutenção Mecânica Agrícola possui toda parte de oficina interligada a caixas separadoras de água e óleo, evitando que derivados de petróleo contaminem o solo.

 

CONTROLE BIOLÓGICO
A COPRODIA mantém desde 1987 laboratório de produção da vespinha Cotesia flavipes, utilizada com sucesso no controle biológico da praga da cana Diatraea saccharalis, conhecida como broca da cana.

 

São liberados em seus canaviais aproximadamente 200 milhões de vespinhas anualmente. Esse método de controle além de manter os níveis da praga abaixo de 2% de infestação desde 2000 contribui para minimizar os impactos ao meio ambiente decorrente da aplicação de produtos fitossanitários, uma vez que o controle é feito de forma biológica.

 

BIOMASSA
A COPRODIA produz toda a energia elétrica que consome sendo auto-suficiente na sua produção com o uso de parte do bagaço gerado no processo de moagem de cana.

 

O bagaço de cana é utilizado também para alimentação de bovinos em sistema de confinamento.

 

PRESERVAÇÃO DE FLORESTA AMAZÔNICA
A COPRODIA mantém área de 17 mil hectares de reserva de floresta amazônica nativa no Município de Colniza/MT desde dezembro de 2006, contribuindo para a preservação ambiental desse importante patrimônio de biodiversidade para as gerações futuras.

 

Além disso, todos os Cooperados da COPRODIA tem compromisso de recuperação de APPs (Área de Preservação Permanente) em suas fazendas.

 

OUTRAS AÇÕES
Além das ações acima citadas, técnicas modernas como o manejo varietal, recursos da agricultura de precisão que minimizam uso de insumos, rotação de cultura com uso de leguminosas, plantio direto, complementam o processo de produção pautada na sustentabilidade.

 

TRABALHE CONOSCO


Venha fazer parte da nossa equipe